05 dicas para aprender Phrasal verbs

Sabe aquelas expressões estranhas que aparecem no meio de um texto ou um filme com duas ou três palavras juntas que para você não fazem sentido algum? Então, você pode estar de frente com um phrasal verb! Eles são um conjunto de palavras que juntas formam um sentido que não necessariamente tem a ver com o sentido delas em separado. Confunde, não? Pois é, para quem quer aprender então como fica?

Há uma infinidade de phrasal verbs e provavelmente você não vai conseguir decorar todos. Por isso é importante se ter uma metodologia de trabalho para conseguir aprender e conseguir entender quando alguém falar um. Mas não é difícil não, você só precisa dar uma atenção a eles. Aí vão algumas dicas de aprendizado!

ATENHA-SE AOS PRINCIPAIS

Há alguns que são muito usados e você não pode deixar de conhecer pois vai ver muitas vezes. Para esses, sugiro estudar aplicando o sentido na construção de frases. É muito importante que eles tenham contexto, pois sem isso seu cérebro vai te enganar e você vai continuar tendo ler as palavras separadamente e não em combo. Abaixo coloco uma listinha para que você possa começar e o link de um site específico para o treino de Phrasal verb: https://www.phrasalverbdemon.com/

NÃO TENHA MEDO

Os phrasal verbs foram “trazidos” pelos vikings e por isso as palavras mudaram de sentido ao longo dos anos e por isso em alguns casos fica difícil ver lógica na junção das palavras (como é o caso da família que usa o verbo “get”, que dentro de um phrasal verb, tem sentido de “Go”). Mas a boa notícia é que esses casos são raros e para um bom conhecedor dos verbos e das preposições estes fazem total sentido. Então, na dúvida, vale a pena tentar entender a expressão com o conhecimento anterior adquirido ou mesmo analisando o contexto. Nesse caso pense neles como um todo, como um novo verbo. Com o tempo, você verá a lógica na união das duas ou três partículas.

LEIA BASTANTE

Essa dica vale para aprender inglês em geral, né? Mas é a dica que vai dar mais resultado no longo prazo. A leitura também ajuda bastante a conhecer novos phrasal verbs. Encontrou um que não conhece em algum texto? Marque e entenda claramente o sentido com a ajuda de um dicionário de phrasal verbs. O dicionário Cambridge pode ser acessado online gratuitamente em: http://dictionary.cambridge.org/

TENTE USAR OS QUE APRENDEU

Em situações cotidianas, enquanto escreve um texto, ou ao conversar com alguém em inglês tente usar os que já estudou, sempre se preocupando com a frase toda, apoiando sempre a expressão a todo o contexto, que é o que realmente interessa. Isso vai fazer você fixar o conteúdo.

OUÇA VÍDEOS E PODCASTS E TENTE ACHÁ-LOS

Durante um período, ao ouvir um áudio treine tentar achar Phrasal verbs de forma ativa e consciente. Isso vai te ajudar a se inteirar da forma como eles são pronunciados. Perceba que como é um conjunto de palavras, na maioria das vezes ele terão uma pronúncia também conjunta, às vezes juntando essas palavras de forma a que se escute uma só.  

Lembre-se: Phrasal verb sem contexto não existe. As palavras sempre estarão juntas empenhadas em construir um sentido único. Outro detalhe importante é que eles sempre serão palavras separadas. Se juntar, ou está errado ou vira substantivo, como acontece em “drop out” (verbo) e “dropout” (substantivo);  “look out/lookout”, por exemplo.

Se tiver dificuldade com o assunto pode mandar mensagem que eu respondo. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

LISTA DE PHRASAL VERBS Find out: Descobrir.
Set up: Estabelecer, construir.
Put on: Vestir.
Drop off: Deixar algo em algum lugar.
Cheer up: Animar.
Think over: Considerar.
Hang on: Esperar um pouco.
Run out of: Ficar sem alguma coisa.
Throw out ou Throw away: Descartar.
Come back: Voltar.
Bring up: Levantar (um tópico, por exemplo).
Call back: Retornar a ligação.
Look over: Revisar. , jogar fora.
Give up. Desistir. “
Go on: Continuar.
Get on well with: Dar-se bem com alguém.
Get home: Chegar em casa.
Get out: Vá embora.
Get over / Get over with: Terminar isso.
Run into: Esbarrar.
Pick up: Pegar.
To blow up: Explodir.
To break up: Terminar um relacionamento.
To call off: Cancelar.
To check in: Registrar-se.
To pass away: Falecer.
To stand up: Levantar.
To try on: experimentar.
To take off: decolar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: