Uso da terminação “ING” – Parte IV

Neste quarto e último post da série, vamos revisar alguns e introduzir outros usos da terminação “ing”.

Como visto no Post I, vamos relembrar que “Gerund ≠ Gerúndio. Apesar da semelhança ortográfica, a primeira diz respeito a palavras em inglês que terminam em “ing”, mas têm aplicações diferentes, como substantivo, adjetivo, advérbio, etc., diferente no nosso gerúndio em português (-ando, -endo, -indo).”

Já sabemos que palavras com final “ing” podem ser sujeitos de frases, como em “Studying hard will take you farther in life”. Veja abaixo:

Sabemos há algum tempo também que em alguns casos, o final “ing” corresponde, sim, ao nosso gerúndio, que no inglês é chamado de “Present Continuous” ou “Present Progressive” (quando no tempo presente). Uma forte indicação de que o “ing” corresponde a “-ando, -endo ou -indo” é a presença do verbo “be” (am, is, are, etc.) antes dele, ou seja, “I am reading” significa, sim, “eu estou lendo”. No entanto, “Reading is essential” significa “Ler (ou a leitura) é essencial”.

Para finalizar, temos o caso onde palavras com “ing” fazem papel de objeto de um verbo. Nesses casos, pode ser que esse verbo peça um objeto com “ing” (gerund) ou um infinitivo (to +verbo). Por exemplo, “I like to sleep” tem o mesmo sentido que “I enjoy sleeping” (gosto de dormir), mas a questão é que o verbo “enjoy” pede a terminação “ing”.

Em alguns casos, usar o infinitivo ou “gerund“, pode mudar o sentido, como em “stop to smoke” (parar para fumar) e “stop smoking” (parar de fumar).

Ficou claro? Quer saber quais verbos pedem infinitivo e quais pedem “gerund”? Entre em contato. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: