Quatro passos para você ir bem no TOEFL

Se sair bem no TOEFL (Test of English as a Foreign Language), que é um dos principais e mais respeitados exames de proficiência em Inglês, é o sonho de muita gente. Mas nem sempre é fácil para o falante não nativo da Língua Inglesa comprovar que tem capacidade de usar e compreender o Inglês no nível acadêmico.

Então, separamos quatro passos para você ter um bom desempenho no exame e ficar preparado para novas oportunidades profissionais e pessoais.

1 – Ouça e anote!

Um bom exercício para treinar para a prova do TOEFL é ouvir áudios em Inglês e anotar, em Inglês e em Português, o que você escutou. Comece com áudios mais simples e, aos poucos, vá aumentando a dificuldade. Depois, escute novamente para ver se fez a transcrição correta.

Por que fazer esse exercício? Porque no dia da avaliação, você só pode ouvir o áudio uma vez, então o seu ouvido precisa estar bastante treinado. O objetivo principal dessa atividade é aprender a ser ágil na hora de reproduzir na escrita o que você está escutando em tempo real. Quando conseguir realizar esse desafio com confiança, você estará mais preparado para o dia do exame.

2 – Ler deve ser rotina

Que tal começar o dia lendo as principais manchetes de jornais internacionais? É importante estar bem informado e praticar, todos os dias, a leitura. É por meio dela que você vai ampliar seu vocabulário, memorizar e se sentir mais seguro com o idioma. Você nunca sabe quais serão as questões que vão ser abordadas no TOEFL, por isso é melhor chegar preparado para fazer a prova. Além dos sites de notícias, leia diariamente contos, livros e qualquer conteúdo que seja do seu interesse.

3 – Escreva

A escrita é uma parte importantíssima do TOEFL. Então, mãos à obra. Tente escrever bastante todos os dias para treinar sua gramática e rapidez em buscar as melhores palavras a serem usadas. É assim que se ganha agilidade e que se aumenta o conhecimento.

Mas, escrever o quê? Pode ser a letra de uma música, um resumo do que aconteceu no seu dia, uma história engraçada que você se lembra de ter ouvido ou que já aconteceu em sua vida. Outro exercício bom é assistir ao telejornal e depois escrever um resumo das notícias, assim, se trabalha temas diferentes e vocabulário bem variado.

Quando você já se sentir seguro em escrever em inglês, comece a treinar a escrita dentro do formato e do tempo exigidos pelo TOEFL.

4 – Viva o Inglês!

É preciso deixar o Inglês fazer parte do seu dia. Para não perder o foco, crie um bom plano de estudo e siga à risca. Não deixe a preguiça e o desanimo te procrastinar. Assista filmes em Inglês, ouça músicas e podcasts, troque a configuração de idioma das suas redes sociais. Além disso, conheça a prova e pratique em casa com o tempo contado. Independentemente de o aluno ter um bom nível de inglês, é importante o suporte de ajuda profissional principalmente no treino do speaking e na análise das redações.

Saiba mais

O exame avalia as habilidades de reading (leitura), listening (compreensão), speaking (fala) e writing (redação). Sendo assim, cada uma delas irá gerar uma pontuação que varia de 0 a 30, ou seja, ao final, o aluno pode atingir a nota máxima de 120 pontos. A duração da prova fica em torno de 3,5 horas, com um intervalo de 10 minutos.

Atualmente, as taxas no Brasil estão em 215 dólares (cerca de R$ 1.100). Por isso, é recomendável que você se inscreva três ou quatro meses antes da data desejada para reservar sua vaga.

Apesar de ser possível se inscrever pessoalmente em uma instituição que realiza o teste, por telefone ou correio, a inscrição on-line é o método mais simples. Você pode escolher onde quer realizar o teste e ver quais as datas disponíveis, fique atento, pois elas variam de acordo com a cidade.

Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários abaixo e boa prova!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: