Alcançar a fluência em Inglês é o sonho de muitas pessoas, ainda mais quando dependem dela no trabalho ou estão de mudança para um país de língua inglesa. O medo de errar a pronúncia, de esquecer o vocabulário mais adequado ou de falar com um sotaque muito carregado pode paralisar e é normal bater essa insegurança, mas tem três erros muito comuns e que comprometem ainda mais o processo de fluência. Vamos a eles:
1 – Tentar traduzir do Português
As palavras, em diferentes idiomas, têm diferentes significados e contextos. Quando traduzidas literalmente, podem acabar perdendo o sentido. A regra é: quanto mais você se esforçar para pensar em Inglês, melhor será o resultado. Pare de tentar traduzir literalmente alguma expressão do Português e comece a organizar as suas frases e conversas já em Inglês. Assim, sua fluência vai se desenvolver mais naturalmente.
Nesse processo, ouvir músicas, assistir a séries e filmes em Inglês ajudam bastante e ampliam o vocabulário sobre expressões específicas do idioma.
2 – Não praticar
Aproveite todas as oportunidades que surgirem para praticar o seu Inglês, mesmo que esteja inseguro e sinta vergonha. A prática é fundamental para a evolução. Não desperdice oportunidades de conversar no idioma.
Aí vale recorrer aos amigos, aos professores, algum bate-papo com estrangeiros na internet. Outra dica é ler livros em voz alta. Já tentou gravar para depois ouvir e identificar pontos que precisam ser melhorados?
3 – Achar que um curso é desnecessário por já saber falar Inglês
Cursos de Inglês não são apenas para os iniciantes. Existem vários formatos e modalidades. O curso de conversação, por exemplo, é fundamental para você praticar, ampliar seu vocabulário, ter vícios de pronúncia e deslises de gramática corrigidos e aumentar a sua confiança.
E um lembrete: não tente se forçar a aprender mais rápido, com técnicas mirabolantes, em cursos empacotados e que não são específicos para você. Foque em um estudo mais diferenciado, com um profissional capacitado para atender a sua demanda, focado nas suas dificuldades e necessidades específicas.
Deixe um comentário